6.9.07

A-DO-LES-CEN-TES



Não existe criatura melhor para ser analisada que o adolescente! Hoje acordei cedo pra caramba para ir deixar meu sobrinho mais velho na escola. Ele dormiu aqui em casa e está de gesso na perna e com um dos dedos da mão imobilizado também.Travessuras? Não. Desatenção, nunca vi criatura mais desatenta. Tão desatento que desceu do carro e esqueceu-se das moletas.

Passando pela W4 sul, parei numa faixa de pedestre para um garoto atravessar e vi o quanto era lento o seu caminhar, o cabelo que mais parece uma juba de leão, o celular no ouvido, como se nada no mundo estivesse acontecendo mais, a não ser a sua ida para a escola. Imediatamente, olhei para o Pedro (meu sobrinho) e vi o cabelo dele. É algo como que um moicano, penteado que ele leva alguns bons 30 minutos fazendo com gel para que fique arrepiado, já que o cabelo dele é liso.

Ao chegar diante do colégio, nos despedimos e ele seguiu se juntando com mais alguns colegas. Fiquei parada durante alguns minutos e vendo o quanto adolescente é engraçado, não sei bem se é a palavra, acho que diferente pode ser mais preciso.


Eles são tímidos sozinhos e quando se juntam são expressivos, por isso, vivem em bando. Os cabelos são os mais diferenciados possíveis, sejam dos garotos ou das garotas, não importa, cada um tenta aparecer mais que o outro. São cheios de gestos de cumprimento e idéias mirabolantes de auto-afirmação. São mochilas cheias de chaveiros pendurados, tênis que mais parecem naves espaciais, calças cheias de bolsos e largas, piercings dos mais variados, bonés e a blusa do uniforme sempre maior que o número original que é para ficar legal...

Em seguida precisei passar numa farmácia e comecei a me lembrar que na minha adolescência, eu também queria ser diferente. Não existiam piercings, mas a gente se enchia de pulseiras, brincos e anéis, usava calças de moleton com tênis sem meia e ainda amarrava um casaco na cintura, jurando que estava linda... Cruzes! Tinha uma coisa de pisar no tênis atrás e arrastar o pé no chão, o que, ao contrário de hoje, tirava completamente o estilo de ‘patricinha’. O grande lance era parecer hippie, as ‘patricinhas’ estavam por fora.



Adolescente é cheio de minhocas na cabeça, inventa problemas onde não existe, não quer nada com a organização e parece que estão envoltos apenas com os seus próprios pensamentos o tempo todo. Em alguns momentos, penso mesmo que fingem não estar escutando a gente falar com eles. Aqui, tenho dois sobrinhos de 13 e 12 anos. É uma agonia sem igual no meu computador quando estão em casa... Msn, orkut, google talk e mais o ‘internetes’ que criaram para darem seus recados. Depois que se tem adolescentes em casa, nada mais te pertence. Para usar o meu PC preciso chegar dando ordens e ainda assim, preciso cruzar os braços e ficar esperando até que se decidam.

Minha irmã sofre mais um pouco na mão deles... Coitados dos namorados que arranjar, pois, serão alvo de críticas das mais variadas. É uma piada!

Mas, eu curto adolescentes. Eles representam a descoberta, pois, tudo para eles é novidade. Mais adiante irão em festas, boates e conhecerão mais do mundo lá fora. Depois aprenderão a dirigir, irão para a faculdade, viverão seus primeiros amores, encantos e desencantos... as transformações do corpo, da mente e da vida.

O grande lance é a gente acordar num belo dia e perceber que eles já não são mais aqueles bebês de antes e que boa parte das conversas podem ser levadas com eles, porque sabem de tudo um pouco e quando não sabem buscam entender e aprender.



Eles são engraçados e me deixam feliz!
Amo meus dois adolescentes!

Nenhum comentário: