24.8.07

Tempos de caju em Maricá...



Desde criança gosto de caju. Para mim é uma das frutas mais gostosas e suculentas existente no Brasil. Tenho comprado algumas dessas lindas bandejas que são oferecidas nos semáforos e devo confessar que como de 2 a 4 por dia, misturados com sal... Ah! Bom demais.

Na verdade, quando me delicio com o caju lembro-me dos dias de criança no Sítio de Tio Bidi, em Maricá, estado do Rio. Tio Bidi era tio de meu pai, portanto, meu tio avô. Era um sitiante de uns quase 80 anos eu acho, usava suspensórios e chapéu, além de um relógio de bolso daqueles que são pendurados em correntes e ficam guardados no bolso.



O sítio era imenso e produzia muitas frutas, legumes e verduras em lindas hortas e pomares. Galinhas corriam quando atirávamos os grãos de milho entre elas. Havia um balanço alto de cordas e madeira numa grande árvore, lugar onde eu e meus irmãos nos divertíamos à valer.

Nossa tia avó, tia Nenen estava sempre na cozinha preparando deliciosos doces e frangos ensopados com batatas num fogão de lenha muito antigo, mas, que deixava um gosto maravilhoso na comida. Algumas vezes, tia Nenên varria o quintal ao redor da pequena casa, com ‘gordas’ vassouras feitas de palha. Vassouras estas que também serviam para enxotar os pequenos porquinhos de volta para o chiqueiro e para servir de transporte para nós, crianças, que simulavamos sermos bruxos.... rs

Eu, vez ou outra, estava no meio do pomar envolvida com o caju. Ouvia de minha mãe broncas sobre as manchas que a nódoa da fruta causava às roupas, mas, isso não me importava, parecia mesmo nunca ter conhecido fruta tão apetitosa.

Infelizmente, não passávamos muitos dias em Maricá por conta dos mosquitos que me causavam danos alérgicos terríveis. Ao findar um ou dois dias, retornávamos para o Rio ou então, para São Pedro d’ aldeia, outro lugarejo divino sobre o qual ainda vou contar histórias.

Tio Bidi e Tia Nenên já estão com Deus, certamente, num pomar de lindas frutas...

Um comentário:

Unknown disse...

Além de apetitoso teu post tá lindo!!! Faz tempo que queria ler esse livro de Danusa, quem sabe quando for ao Brasil compro. Boa semana para você!!!