27.2.07

Juca Mulato


Assistir ao BBB é deprimente demais, mas, hoje foi o paredão do melhor Ibope e eu deixei mesmo a TV ligada para conseguir escutar alguma coisa, aliás, ouvi tanta gente comentar... E sabe como é a curiosidade!

O BBB não tem nada mesmo de cultura, é um ócio puro. Mas, hoje ouvi o Pedro Bial falar sobre Juca Mulato, um famoso poema de Paulo Menotti Del Picchia, escritor paulista, nascido em 1892 e forte participante da era modernista. Seus textos cujos objetos são contemporâneos para nós, me fizeram retornar à leitura de
Juca Mulato, e como não podia deixar de ser, o meu sangue das ‘letras’ fervilhou...

Quem não leu precisa ler o texto completo...
Daqui, de meus olhos cansados na madrugada que já se inicia, apenas resgatarei alguns versos:

(...)
“Que delícia viver! Sentir entre os protervos renovos se escoar uma seiva alma viva na tenra carne a remoçar o corpo moço..."
(...)
“Fechar ao mal de amor nossa alma adormecida é dormir sem sonhar, é viver sem ter vida... Ter, a um sonho de amor, o coração sujeito é o mesmo que cravar uma faca no peito. Esta vida é um punhal com dois gumes fatais: não amar é sofrer; amar é sofrer mais”!
(...)
“Fascinação!
Tudo ama! As estrelas no azul, os insetos na lama, a luz, a treva, o céu, a terra, tudo, num tumultuoso amor, num amor quieto e mudo, tudo ama! tudo ama!
Há amor na alucinada fascinação do abismo, amor paradoxal, humano e forte, que se traduz nas febres do sadismo, nessa atração perpétua para o Nada, nessa corrida doida para a Morte”.
(...)
"E a vertigem do amor, fascinadora, tudo arrasta, fantástica, nos braços e a terra que palpita, canta e chora, ora imersa na treva ora imersa na aurora, leva através do Tempo e dos Espaços"...
"Antes de amar eu dizia: para cortar na raiz esta constante agonia preciso amar algum dia, amando serei feliz".
"Amei... desventura minha! Quis curar-me e piorei. O amor só mágoas continha e aos tormentos que já tinha, novos tormentos juntei". (...)

Eita Brasil de rica literatura!!! Valeu Bial, por hoje me fazer recordar tão bela composição.


Nenhum comentário: