17.2.07

Felicidade inalcansável




É incrível como as pessoas não conseguem ser felizes...
Bom, tudo bem, não dá para generalizar, mas eu escuto algumas coisas que me deixam até desanimada. Parece mesmo que algumas pessoas lutam para viver bem e o resultado alcançado não é satisfatório. Em se tratando de relacionamentos, nossa, ai é complicado.

Tenho alguns amigos e amigas que estão fazendo de tudo e a conclusão desse tudo é quase nada de felicidade.

Os casamentos viraram instituições, sociedades difíceis de serem desfeitas e com o medo do rompimento e da divisão de ‘cotas’ ou bens, dos filhos, da casa e tudo mais, vão se submetendo a viverem como reféns de suas casas, dos horários impostos e até de se mesmos. A verdade começa a ser mascarada e a mentira começa a tomar conta dos espaços e o resultado disso é a insatisfação.

Da mesma forma que desejam sair para alcançar o estágio de privacidade, vão se mantendo dentro refugiados nas pequenas lacunas que ainda não foram ocupadas e o amor tornou-se um sentimento ligado à manutenção do que agora chamo de sociedade indissolúvel.

Literalmente, quem está dentro quer sair e quem está fora quer entrar. A busca por si mesmo tornou-se uma prática alienada, porque se há a identificação do fracasso, as pessoas vão tentando descobrir o que está errado, são terapias alternativas que não trazem o ‘eu’ de volta e essa falta do reencontro consigo mesmo faz com que a caminhada se prolongue, o que deixa o sonhado reencontro cada dia mais longe do ponto inicial.

É lamentável que o estar com o Outro que amamos não seja mais para construir coisas boas, sentimentos de construção e evolução, mas, de tentativas de colagem dos cacos...

E ainda tem gente que me pergunta o porque não casei até hoje! Mas, dá pra casar? É tão difícil o dividir dos espaços que, eu confesso, não tenho coragem de arriscar. Esse dar e receber nos relacionamentos são dois verbos de, quase insuportável, conjugação.


E assim, vou seguindo... Creio que encontrar um amor para ser feliz é algo fascinante, desfrutar do envolvimento sem culpa e que trás alegrias por estar junto é maravilhoso... Porém, tenho sempre perguntado, quantas lindas histórias de amor ainda existem? São tão poucas que causa espanto...


Um comentário:

Unknown disse...

Realmente não existe mais lindas histórias de amor como nos cinemas e casamento sempre foi difícil, o negócio é que as pessoas "suportavam" seu sofrer mais por dogmas e preconceitos e hoje se sentem mais livres para escancarar a realidade.
Depois passa lá no meu blog e lê um poeminha que fiz "Casamento"...
Beijos amiga,
Lu