23.10.06


"O grande poeta [...] deve perceber vibrações para além do alcance dos homens comuns, e ser capaz de fazer com que os homens vejam e ouçam mais do que poderiam ver ou ouvir sem a sua ajuda [...] A tarefa do poeta, a de fazer as pessoas compreenderem o incompreensível, exige imensos recursos de linguagem; desenvolvendo a linguagem, enriquecendo o sentido das palavras e mostrando o quanto elas podem fazer, ele está tornando possível, para outros homens, uma extensão maior de emoção e de percepção, porque ele lhes dá a fala na qual mais coisas podem ser expressas."
- T. S. Eliot -

5 comentários:

Anônimo disse...

passei por aqui. adorei o teu blog.virei sempre aqui. abraços.

Erlen Matta disse...

Legal Fabrício! Obrigada...

Lucilaine de Fátima disse...

Erlen,
Dia 31/10 estive novamente com Rubem Alves, desta vez num evento maior. Ele estava falando sobre educação e Leonardo Boff sobre ética. Sabe Rubem fez um comentário que lendo agora este trecho de T.S.Eliot me fez lembrar. Se você perguntar para Cecília Meireles o que ela quis dizer na poesia tal, o que ela responderia? Então, penso que a poesia fala por si só e não tem explicações.
Bjs,
Lu

Erlen Matta disse...

Lu
Tudo isso é tão complexo!
Na verdade quando estudamos literatura, devemos escolher uma teoria a ser seguida e defendida... Penso que vc tem razão no quesito emoção. Porém, se vc pensar em técnica e composição verá que são poucos os autores que cuidam apenas da emoção sem fazer o equilibrio com a técnica...
Mas, esse papo é muito chato, coisa de Letras.
Beijo e obrigada por voltar!

Lucilaine de Fátima disse...

Papo chato nada Erlen, quero aprender cada vez mais e o que você puder me passar, como estava passando aqueles textos maravilhosos. Eu só li O Corvo traduzido por Machado de Assis e Fernando Pessoa pq você me enviou. Por favor, eu vou me sentir à vontade para perguntar e você terá "obrigação" de continuar me ensinando..risos.
Beijo! Eu é que agradeço por aceitar-me..
Lu