Mokiti Okada (1882-1955) – filósofo espiritualista, nascido no Japão – desejando estabelecer um Mundo Ideal, dedicou sua vida à purificação e elevação do espírito do homem. Ele ensinou que o contato com obras artísticas de alto nível não apenas eleva o ser humano espiritualmente, mas também lhe proporciona força geradora de felicidade.
Dessa forma, valorizou a Arte e deu-lhe um grande incentivo. Ele nutria um profundo interesse pela ikebana. Costumava preparar pessoalmente os arranjos com que ornamentava os cômodos de sua residência, sempre enfatizando a importância da simplicidade, do respeito à Natureza e da expressão do sentimento sincero na vivificação floral. Ele ensinou que a ikebana Sanguetsu tem o poder de transmitir energia e vibração positivas. O estilo Sanguetsu foi criado tendo como modelo as vivificações florais de Mokiti Okada, e tem como base o sentimento de amor pela humanidade com que ele impregnava seus arranjos. Por isso, quanto mais esse sentimento for difundido, mais fácil será construir um mundo melhor, sem doença, miséria e conflito, alicerçado na verdade, no bem e no belo.
Com base nessa filosofia e no desejo de proporcionar maior encanto à vida, purificando o sentimento do homem através das flores, foi fundada a Academia Sanguetsu por Itsuki Okada (filha de Mokiti) no Japão, em 1971. No Brasil, foi introduzida em 1974.
Não dá pra viver em paz sem as flores...
2.10.07
Ikebana, uma arte que enobrece o espírito...
Postado por
Erlen Matta
às
terça-feira, outubro 02, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário